Diaconia & Ação Social

“Pois os que desempenharem bem o diaconato alcançam para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus”. 1 Timóteo 3:13.

O Ministério de Diaconia & Ação Social tem a função de ensinar a igreja a servir. Todos os cristãos são chamados a servir conforme o exemplo de Cristo, mas os diáconos e diaconisas devem ser exemplo nesta área para toda a igreja.
Esta área de apoio é responsável pelo recolhimento dos dízimos e ofertas, recepção das pessoas nas celebrações, cuidado necessários com o Espaço Maanaim, como organização do estacionamentos, etc… e preparação dos elementos da Santa Ceia.

Nosso objetivo é estar à disposição para servir ao próximo e desempenhar a ação social da igreja de acordo com o ensino de Cristo!

Este ministério tem como missão mobilizar os membros da igreja para o serviço ao Corpo de Cristo, bem como à comunidade através da ação social.

A Diaconia da IPI Maanaim é composta por 13 diáconos & diaconisas:

Presidente: Diác. José Gil Cury

Secretária: Lorena Smaniotto Cury

Tesoureiro: Diác. João Carlos Ivanki

Diáconos e Diaconisas: Emília Rebonato Ivanki, Izildinha Pereira Novaes Fiorillo, Gabriel Martins dos Santos, Lia Rosana Moser Cury, Márcia Jeane Hansaul, Maria Madalena de Oliveira, Rodrigo Zonatto de Souza, Vanda Maria de Sousa e Vera Lúcia Tatsch.

Auxiliares: Carlos Alberto, Eder, Frederico, Giliard, Israel, João, Leônidas, Luiz Carlos, Maria Macedo, Miriam Santos, Nelson, Sônia, Thiago Teixeira.

As principais atividades desenvolvidas por esta área de apoio são:

a) Recolhimento de dízimos & ofertas; b) Recepção e entrega de boletins; c) Apoio nas celebrações (salão de culto e estacionamento); d) Preparação da Santa Ceia; e) Apoio logístico em Celebrações Especiais e demais eventos da igreja; f) Organização e destinação de doações e organização e promoção de eventos beneficentes.

Dentre as atribuições de um diácono(isa), destaca-se: cumprimento de escala semanal; participação em reuniões bimestrais; disponibilidade para apoio em eventos e atividades especiais e participação em treinamentos;

O Ministério de Diaconia & Ação Social está dividido em três coordenadorias:

Manutenção & Logística –  Diác. João Carlos Ivanki (Coordenador), desenvolve serviços de manutenção do Espaço Maanaim (troca de lâmpadas, pequenos consertos, manutenção do jardim, reposição de água mineral, etc…) e aquisição de produtos de limpeza, materiais para cozinha e banheiro.

Apoio a Eventos – Diac. Vera Lúcia Ferreira Tatsch (Coordenadora): atua em almoços e jantares; Eventos especiais; Acampamentos; Cafés & Chás; Celebrações Especiais (Páscoa, Natal, etc…);

Ação Social – Diac. Izildinha Pereira Novaes Fiorillo (Coordenadora) e é responsável por: recepção, organização e destinação doações; arrecadação e destinação de cestas básicas; realização de bazares e ação social no Tanguá (Dia das Crianças, Natal, Mutirão, etc…).

Para ser diácono(isa) é necessário ser eleiro pela Assembléia da igreja para mandato de 3 anos, renovável ou se dipor/ser convidado para ser Auxiliar da Diaconia.

Neste ministério podem ser exercidos os dons de serviço e misericórdia. As necessidades da Diaconia hoje são: auxiliares para as escalas e voluntários para as coordenadorias.