Conselho

O Conselho de uma igreja local compõe-se do pastor, ou pastores, e dos(as)  presbíteros(as) em atividade que são eleitos pela Assembléia da igreja em convocações extraordinárias.

Dentre as atribuições ministeriais, destacam-se: zelar pela fé e conduta dos membros; instruí-los na Palavra e conduzir a igreja na visão dada por Deus. E em relação às atribuições administrativas, funciona como diretoria administrativa devendo superintender todas as atividades da igreja.

Uma das bases bíblicas para este ministério está Tito 1:7,9 que diz: ‘Porque é indispensável que o bispo (presbítero) seja irrepreensível como despenseiro de Deus... Apegado à palavra fiel, que é segundo a doutrina, de modo que tenha poder para exortar pelo reto ensino como para convencer os que o contradizem’.

Conforme o Novo Testamento, ‘presbíteros(as)’ são homens e mulheres que supervisionam e pastoreiam as igrejas locais, ou seja, pessoas maduras que usam o conhecimento e experiência para servir como exemplo para o povo de Deus.   

Os(as)  presbíteros(as) são eleitos pela Assembléia da igreja local para um mandato de três anos, podendo ser reconduzidos. São condições para ser eleito: a) Ser maduro e sadio na fé; b) Ser exemplo na conduta e santidade; c) Ser capaz de exercer qualquer ato da vida civil; d) Ter no mínimo 5 anos de vivência como membro da IPI do Brasil dos quais 2 anos na igreja local.

O Conselho possui portanto a função de liderança sobre toda a igreja e por isso devemos orar constantemente pelos irmãos e irmãs que servem neste ministério.

Ainda outros dois textos bíblicos que mencionam a função do Conselho da igreja estão em Provérbios 15:22, ‘Sem conselhos os planos fracassam, mas com muitos conselheiros há sucesso’. E 1 Pedro 5:2, ‘Aconselho que cuidem bem do rebanho que Deus lhes deu e façam isso de boa vontade, como Deus quer, e não de má vontade... mas com o verdadeiro desejo de servir’.

O Conselho da Maanaim compõe-se atualmente dos Presbíteros(as): Eder Valentim Koglin (Secretário), Jany Perissé Baroni (Vice-Presidente) , Jin Soo Chung e dos Pastores: Revº Reinaldo Montoza Briones (Presidente), Revº José Augusto Moser Cury e Revº Luis Roberto Santos do Pinho.


[Ouça pelo celular]