História

O início

…sem dúvida, começou no coração e planos de Deus, e ganhou formas nas dependências da Clínica Maanaim, de onde posteriormente veio o nome da Congregação, situada à Rua Nilo Peçanha, bairro Bom Retiro. Desde fins de 1994, os pacientes que aceitavam a Jesus Cristo como Senhor e Salvador durante as consultas clínicas, eram convidados a conhecê-Lo melhor através de estudos bíblicos e discipulado baseados no Evangelho de João, que eram ministrados pelo Presb. Enéas Mendonça de Anunciação, proprietário e médico desta clínica.

O número de convertidos crescia, pois familiares e amigos destes pacientes agregavam-se ao estudo bíblico e tinham ali a mesma experiência de novo nascimento.

Em 1995 iniciou-se um novo grupo semanal de estudo bíblico e evangelismo no Colégio Estadual Professor Brandão. Os estudos iniciais foram também baseados no Evangelho de João, e ministrados pelo Presb. Enéas, que era acompanhado de sua esposa Dayse, à época, professora dessa instituição. A primeira professora convertida ali foi Maria Xavier de Araújo (a nossa amada irmã Mariazinha), Coordenadora Pedagógica, por muitos anos uma grande propagadora do evangelho entre seus colegas desta escola. Muitas transformações na conduta de vida de pessoas, milagres, muito desejo de conhecer mais profundamente a este Jesus Cristo, Filho de Deus. Destes, alguns foram batizados tornando-se membros da 1ª Igreja Presbiteriana Independente de Curitiba, e agregaram-se ao grupo de estudo bíblico que se reunia na Clínica Maanaim.

Naquela ocasião, outro grupo que se uniu a este foi o grupo familiar liderado por Silas Menezes Filho e sua esposa Arilda. A partir de 1996, tínhamos duas reuniões semanais, às Segundas-feiras e aos Sábados, de estudos bíblicos e evangelização na Clínica. O número de crianças presentes crescia a cada semana, necessitando de uma ministração especial, que na ocasião foi dada pela Drª. Noemi Suzuki Esmério, também médica da Clínica, e auxiliada pela Dayse, sucedida pela irmã Márcia Cristina Vaz, que coordenou este ministério por vários anos.

 

Nasce a Congregação do Bom Retiro - Março de 1998

O grupo já encontrava-se estável em sua convicção de fé, agora necessitando desafios mais profundos. Foi então que começou-se a cogitar a transformação daquele grupo em uma congregação da 1ª IPI de Curitiba, mantendo a visão evangelística. Um dos irmãos pertencentes ao grupo que mentoreou esta ideia, e nos anos seguintes teve uma participação importante e significativa na implantação da Congregação foi o irmão Dr. Laelio Neves Pires (In memoriam). A proposta foi levada ao Conselho da 1ª IPI de Curitiba, presidido então pelo Rev. Carlos Fernandes Meier. Foi então que, havendo sido aprovada a proposta, no dia 08 de Março de 1998, instalou-se oficialmente a Congregação, que passou a chamar-se num primeiro momento de Congregação do Bom Retiro. As dependências da clínica então passaram a acolher aquela congregação recém formada, que logo se tornaram pequenas para abrigar o grupo.

 

Segundo local como Congregação - Agosto de 1998

A Congregação do Bom Retiro transferiu-se para uma sede alugada à Rua Solimões. Uma antiga casa de fazenda daquela região, construída em 1870 e tombada pelo Patrimônio Histórico Municipal. A partir daquele momento, também em função de migrarmos para o Bairro São Francisco, a Congregação passou-se a chamar Congregação Maanaim. Esta palavra de origem hebraica, citada em vários textos do Antigo Testamento, mas especialmente em Gênesis 32:1-2, tem o significado de “Acampamento dos Anjos de Deus”.

A partir desta data o Missionário Reinaldo Montoza Briones, então missionário da 1ª IPI de Curitiba, ligado à Jovens Com Uma Missão – JOCUM, foi convidado para estar a frente deste ministério, dividindo seu tempo com o trabalho na Missão. Sua esposa Missionária Christina de Moura Briones, também o auxiliou na Ministração da Palavra e em todas as demandas desta nova igreja. Suas filhas, Nathalia, que na ocasião tinha 6 anos, e Ana Paula, com 3 anos, também vieram fazer parte desta família espiritual.

Por decisão do Conselho da 1ª IPI, ao qual estávamos subordinados, a Diretoria da Congregação Maanaim ficou assim constituída: Miss. Reinaldo Montoza Briones; Presb. Eneas Mendonça de Anunciação (diretor); Jin Soo Chung (secretário); Laélio Neves Pires (tesoureiro); e Silas Menezes Filho.

 

Um ano de desafios - 1999

A Congregação Maanaim, aprovada pelo conselho da 1ª IPI passou a gerenciar seus recursos tendo assim uma autonomia financeira. Com a graça de Deus houve plena suficiência. No segundo semestre de 1999, a diretoria da Congregação, orando, sentiu-se desafiada à pleitear a organização em Igreja, tendo sido feito pedido formal àquele Conselho. Nosso motivos eram: a consciência da visão que Deus nos havia dado; número razoável de membros – naquela ocasião o rol continha 52 membros maiores; liderança idônea e própria e autonomia financeira. O Rev. Gustavo Adolpho Leal Brandão, então pastor da 4ª IPI de Curitiba, foi convidado pela diretoria para ser o representante legal junto à IPI do Brasil, até que o nosso Missionário Reinaldo Briones pudesse ser licenciado e ordenado, conforme os moldes estabelecidos pela denominação. Após ter consultado a Deus, à Família e à sua Igreja, aceitou o convite.

 

A nova sede... - Dezembro de 1999

No dia 10 de dezembro de 1999, mudamos a nossa sede em virtude do acréscimo de membros e participantes, para uma casa ampla de dois andares, a uma quadra de onde estávamos, na Rua Celestino Junior, esquina com Emílio de Menezes, no mesmo Bairro São Francisco. Havia uma alegria grande em nossos corações por vermos a mão do Senhor sobre nós até o presente momento!

 

Congregação transformada em Igreja - Fevereiro de 2000

No dia 19 de fevereiro de 2000, Sábado, às 19h45, reuniu-se uma Comissão do Presbitério Sul Paraná para a organização em Igreja da Congregação Maanaim. Naquele dia o local das reuniões ficou lotado. Realizou-se a Assembléia dos Membros da Congregação para a eleição de seus oficiais. Foram eleitos Presbíteros: Eneas Mendonça de Anunciação, Jin Soo Chung, Raul Veríssimo Vaz, Reinaldo Montoza Briones e Silas Menezes Filho; e Diáconos: Edson de Araújo Macedo, Nelson Baroni, Ruth Pasquini Pires e Soely Delay Vaz.

A partir de então passamos a ser a 6ª Igreja Presbiteriana Independente de Curitiba. Um grande desafio. Agora estávamos emancipados para prosseguir na visão que Deus havia colocado em nossos corações. O Conselho da 6ª IPI reuniu-se várias vezes para conversarmos sobre a visão e missão da Igreja. E naquele ano ficou confirmada a visão de células – “Cada casa uma igreja, cada membro um ministro”, tendo como missão “o sermos testemunhas… e fazermos discípulos…”.

 

Alargando o espaço... - Fevereiro de 2002

Necessitamos fazer uma pequena reforma na casa para ampliarmos o espaço para as celebrações. Derrubamos uma parede, fizemos algumas adaptações para podermos acomodar um número maior de pessoas. O culto de inauguração foi também em comemoração do 2° Aniversário da Igreja e a Cerimônia de Licenciatura do Pr. Reinaldo Montoza Briones. Nesta ocasião pregou o Rev. Messias Anacleto Rosa da 1ª IPI de Londrina.

 

Buscando direção de Deus

Em agosto de 2002 a Igreja foi convocada a – 40 dias de Oração e Jejum – para buscar direcionamento de Deus sobre nosso próximo passo em relação a um local. Recebemos palavras de Deus sobre o futuro da Maanaim que temos registradas até hoje. Todos ficamos confiantes de que o Senhor estava preparando um novo local adequado à nossa necessidade. Enquanto isto a Igreja crescia, nesta ocasião contávamos com 7 células. E a visão cada dia estava se tornando mais estruturada.

 

Um novo local para a Maanaim - 2003

Em setembro de 2003 encontramos o novo local que estava separado por Deus para nós. Amplo, estrategicamente localizado, amplo estacionamento e muito agradável, na Rua José Sabóia Cortes, 330, no Bairro Centro Cívico. Glória a Deus! Depois de um ano dos 40 dias de oração e jejum a promessa do novo lugar tornou-se uma realidade. No dia 08 de Novembro de 2003, realizamos a Celebração de Inauguração, foi pregador naquela ocasião o Rev. João Luis Simonetti, então pastor da 1ª IPI de Londrina. A Família Maanaim está grata a Deus por sua fidelidade. Agora podemos continuarmos crescendo. Pedindo que Deus “acrescente aqueles que devem ser salvos”.

Por resolução da Assembléia da Igreja reunida em Junho de 2004, a partir desta data, passamos a nos chamar Igreja Presbiteriana Independente Maanaim. Temos muitos sonhos e planos… Nossa história não para por aqui queremos continuar conquistando este bairro, esta cidade, esta nação e outras nações da terra para o Senhor Jesus. Nosso empenho em fé é para que as promessas de Deus para nós se cumpram integralmente, para honra, glória e louvor dele mesmo!